quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ui...nem pensar! Corta!!!

Ficcionemos:
"Retrovirais?
Hum! Quanto é que representa no bolo total de gasto com medicamentos? Tanto? E para que é que servem? O quê? É para esses gajos com Sida? Gozam a vida, fazem o que lhes apetece, têm uma vida porca, malandros, e nós agora é que pagamos? Nem pensar. Corta!
Mas, senhor Presidente, são largas dezenas de doentes, Braga é um Hospital Central, está no contrato...
Qual contrato qual gaita! Estamos aqui para meter do nosso ou quê? Os nossos advogados que procurem nas entrelinhas! Para que é que lhes pagamos fortunas? Não é para verem o que nós precisamos que seja visto?
Adiante. Mas já que estamos nesta onda e como isto vai dar barulho nos esquerdistas - já estou a ver o Berloque a fazer requerimentos à Ministra - vamos aproveitar para uma limpeza maior. Onde é que podemos cortar mais. Onde é que estamos a esbanjar para doentes da Caixa? Imunoquê? Alergologia? Mas isso não é aquela coisa dos espirros e dos olhos a chorar um bocadinho? Não admira que o Estado esteja falido. Então gastava-se essa massa toda? Corta!
E mais, e mais!!!
Reumáticos? Também temos que aturar e atender o caruncho dos velhos? Bioquê? Medicamentos biológicos? Não lhes chega um emplastro e umas massagens? Está tudo doido Corta!
Mas, senhor Presidente, nem todos são velhotes, são umas centenas, isto pode dar barulho e polémica...
Pró Porto...que vão pró Porto. O Estado que pague essas modernices. Era o que faltava se o nosso era para gastar em dores nas cruzes... Mas... mais, mais, vamos lá...
Diálise? Mas esse negócio não é dos alemães? Então se o País todo vai limpar o sangue aos privados porque é que nós temos de gastar essa pipa de massa? Fora! Corta!
Não há mais nada para cortar?"
Este extracto, totalmente ficcionado, poderia reproduzir fielmente o que se passou nos bastidores para que, de uma penada, uma entidade Privada, a gerir uma fatia do bolo do SNS, empurre pela porta fora os doentes que deveria assistir.
Já imaginaram se todo o SNS estivesse a ser gerido com esta lógica?
Ah! Já agora.
O Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga chama-se Rui Raposo.
Está ali colocado pelo grupo José de Mello Saúde.
Este grupo, diz de si próprio na página oficial, que tem uma Comissão Médica, que tem ética e que tem valores.
Pois olhem não parece!


3 comentários:

  1. O Colega desculpe, mas o verdadeiro ponto não é a Nefrologia, Alergologia ou Reumatologia (apenas uma minoria faz biológico e o MTX é muito barato). A questão, que já levou à Directora da Medicina Interna, responsável pela consulta de imunodeficiências, são os HIV, esses sim todos caríssimos e nada recomendáveis...são gays, artistas, boémios e malta de Esquerda...
    É claro que um Hospital sem estas 4 especialidades será tudo menos um Hospital Central e Universitário

    ResponderEliminar
  2. Com pedido de desculpa por não termos solicitado previamente autorização, informamos que publicamos a vossa crónica sobre o Hospital de Braga em
    www.ribaldos.eu

    ResponderEliminar
  3. Publique sem problemas. São desabafos mas são públicos

    ResponderEliminar