quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Explorar em 1ª classe

As recentes notícias sobre hipotética exploração dos médicos cubanos, com beneplácito da João Crisóstomo, leva-nos a levantar um pouco do véu da negociata.
Como todos sabemos, o SE Manuel Pizarro, à falta de melhor mercado, tem viajado pela América do Sul e Central na busca incessante de médicos, mesmo que pouco especialistas, que tapem enormes buracos a nível dos Centros de Saúde.
Até aqui nada de mal já que devemos acolher e integrar quem está habilitado a exercer Medicina e quem quer faze-lo entre nós.
A coisa piora quando se suspeita, fortemente, que o negócio envolve pagamentos abaixo da tabela e horários de trabalho muito acima do legalmente permitido pela legislação nacional e comunitária (para além do picante da presença de controleiros políticos), sem direito a folgas compensatórias e sem direito a dias de descanso semanal e complementar. Em suma, trabalha, cala-te e agradece o que te damos. Um nojo.
Mas quem encontramos por detrás de Manuel Pizarro e da sua recaída ás origens comunistas? Nada mais nada menos que Luis Cunha Ribeiro, antigo faroleiro-mor do INEM, funcionário público do Hospital de S. João, ex-homem de mão de Luis Filipe Pereira, conhecido laranja rapidamente reciclado a socialista na noite eleitoral de 2005, distinto especialista em plaquetas, enviado especial para contratos negreiros e outros trabalhos sórdidos, premiado com uma assessoria no gabinete de Pizarro depois de ter ajudado a despachar o anterior ministro Correia de Campos ao deixar cair, para mãos amigas, a gravação dos bombeiros de Alijó. Um espanto.
Temos assim um pavão emproado, viajando em 1ª classe, sapatinho inglês, terno italiano, emblema do Colégio Militar na lapela, a angariar uns espiados médicos cubanos por baixo preço, sem protecção laboral e com um contrato que ninguém parece querer divulgar.
Esta gente dormirá bem? Será feliz?

9 comentários:

  1. Herminio,

    excelente post. Vou passar por cá mais vezes.

    ResponderEliminar
  2. Hum...hum...recomenda-se estas leituras...e complemento com dicas sobre o Plaquetário do INEM...o artista até começou por ser do MES antes de alaranjar...um verdadeiro catavento emplumado

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, caro colega! Continue, continue !

    ResponderEliminar
  4. Acaba de arranjar um freguês ...

    ResponderEliminar
  5. gostei e vou ficarpara ler mais :)

    essa gente dorme sim...por muito que nos custe a crer ,,,, se são felizes ?? penso que não, mas também não se preocupam com isso


    abraço
    teresa

    ResponderEliminar
  6. Isto promete sim senhor. Óptimo post.

    ResponderEliminar
  7. O pior é que de certeza que dormem bem e se são felizes não sei, mas que gozam, gozam!
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Um must para todos os que acreditam no SNS... mesmo que votem CDS

    ResponderEliminar
  9. toca te nos interesses, mas nao ves os do povo que mal tem para comer...e

    ResponderEliminar