quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Senhora Ministra

"Não sou a Ministra dos Sindicatos", realça em primeira página o jornal i, na sua edição de ontem, da entrevista a Maria Helena André, antiga responsável pelo departamento internacional da UGT e ex-secretária-geral adjunta da CES - Confederação Europeia de Sindicatos.
Aquela frase tem um destaque inversamente proporcional ao que a CGTP deu a esta nomeação. Uma breve consulta aos sites das centrais sindicais portuguesas revela o total desprezo da CGTP, de tendência comunista, a esta escolha para o Ministério mais importante para os Sindicatos. Mesmo a UGT ignora olimpicamente a nova Ministra no seu site.
Nos directos no dia da tomada de posse, João Proença sorriu esperançado e feliz, Carvalho da Silva menosprezou a pessoa em detrimento das políticas.
Ora aquela frase pode ter um interessante significado para uma Ministra reconhecida na Europa como uma expert em diálogo social. Maria Helena André vem de Bruxelas habituada a negociar, negociar, negociar. E, sabe-se, tolera mal um sindicalismo, e os seus dirigentes, que não contraponham, que não inovem, que não arrisquem compromissos e que não retirem a defesa dos trabalhadores da luta político-partidária.
A seguir, com redobrado interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário