sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Sanatório de Francelos, por detrás das persianas

Inaugurado em 1917, o Sanatório Marítimo do Norte, em Francelos, Gaia, acolheu mais de três mil doentes até á morte do seu fundador, Joaquim Gomes Ferreira, 61 anos depois. O espaço foi então doado ao Estado, sendo vontade do benemérito que continuasse a ter utilidade social (JN).
Propriedade do Ministério da Saúde, foi cedido, em 1988, pela Ministra Leonor Beleza à Associação S. João de Deus para ali instalar a Casa do Enfermeiro. A cedência foi polémica pois, de facto, tratou-se de colocar uma Associação Sindical ligado ao Partido Popular Democrático a gerir um espaço de elevado interesse cultural, extraordinariamente bem situado na primeira linha marítima. Para além disso, rumores consistentes davam como certa aquela cedência como troca de garantia política de nunca os enfermeiros alinharem com os médicos em acções, de qualquer tipo, contra o Ministério da Saúde.
A verdade é que ali se instalou a Casa do Enfermeiro... Azevedo e que a praia mesmo em frente ganhou designação oficial de praia do Sindicato.
Em 2005, com o regresso dos Socialistas ao Governo, foram feitas pressões e tomadas providências inteligentes para não deixar que a figura de usucapião transformasse a Casa do Enfermeiro... Azevedo, na casa do Azevedo.
Foi assim que a Câmara de Gaia solicitou ao IPPAR a classificação dos dois imóveis como de interesse municipal, garantindo a salvaguarda de propriedade e de manutenção arquitectónica daquele magnífico espaço.
E, para culminar em glória o processo, numa decisão de louvar, a ARS Norte decide escolher o antigo Sanatório de Francelos para acolher o Centro de Reabilitação do Norte (Jornal Porto XXI), destinado a reabilitar doentes portadores de deficiências e incapacidades.
Talvez com estes pequenos episódios se perceba melhor o ódio doentio que o Enfermeiro Azevedo tem a quase tudo e a quase todos, principalmente se forem médicos.
É a vida.

9 comentários:

  1. Amigo, se fossemos falar das apropriações/fraudes/roubos fazem ao estado português e, por conseguinte, ao erário público, então nem de cá saíamos.
    Deixe o Sr. Enf. Azevedo em paz, porque se quiser falar em ladroagem sem ética, então tem exemplos que chegue na classe médica.

    ResponderEliminar
  2. Até um sindicalista frustrado como o auto-Herminio, abreviatura do Mafaldinho deve ter uma resposta para minimizar a sua frustração, porque se fica a morder a própria cauda, é muito pior.
    A história da casa do enfermeiro está mal contada e nasce com a ideia, não original, de aproveitar espaços públicos em degradação progressiva.
    Podia dar bastantes exemplos ao sr. herminio (desculpe a letra pequena, mas o seu tamanho não dá direito a letra maiuscula). Como iamos dizendo, a casa do Enfermeiro era um projecto para enfermeiros e a presença do Azevedo é porque a Associação S. João de Deus (que foi um grande enfermeiro dos malucos, pois começou a tratá-los como seres humanos, apesar de, segundo as nossas fontes, já haver alguns médicos, misto de filósosfos e médicos como o Averrois e outros)se destinava a dar guarida a enfermeiros sem abrigo, que os havia.Ora como havia muitos interesses à volta dos terrenos e muito boas vontades para que a casa caisse de podre (vide sanatório de Montalto-Valongo) a ASJD tentou sem o conseguir lutar contra inúmeros processos dos ladrões de terrenos e afins, processos que pagou, embora o interesse fosse do Estado.
    A Ildinha de Figueiredo foi opositora de primeira hora conntra o projecto, por conta do PCP, o tal que se gaba de defender os mais necessitados (só não diz em quê e porquê).
    Até o Jorge Sampaio, esse democrata insigne que demite "democraticamente" governos com maioria absoluta da AR, começou a campanha em frente à casa do Enfermeiro.
    Não é novidade que os médicos sempre estiveram contra a cedência das instalações aos enfermeiros.
    Talvez ao herminio não dê jeito lembrar isto.
    Não é verdade que o Azevedo se tenha aproveitado do palacete como alguns classificam. Tem casa sua. Serviu os colegas poupando seguranças e domadores de zona inabitável como era o caso. atacaram. Sabe-se quais e porquê.
    Não foi mérito da ARSN a retoma daquelas instalações. Foi um projecto em que os enfermeiros não estiveram para enfrentar mais problemas com as ferradelas que Ildas e outros davam em quem só pretendia fazer bem aos colegas que, entretanto foram ganhando vencimentos suficientes para comprarem cas própria.
    nunca se unissem aos médicos para combater a Leonor Beleza, que foi muito mais amiga dos médicos lúcidos do que dos enfermeiros. pariu, qual cavalo marinho, esse conceito de disjunção profissional, ficava-se muito triste por o discernimento humano andar tanto por baixo e o conhecimento da realidade médico enfermeiro estar tão alterado...
    os médicos.
    «Talvez com estes pequenos episódios se perceba melhor o ódio que o Enfermeiro Azevedo tem a quase tudo e a todos, principalmente se forem médicos» são as suposições daquele cromo que se identifica como herminio.
    do Enfermeiro Azevedo, que não é doentio mas do tipo de "estimação". Por isso não ia desperdiçá-lo com inutilidades, pois ele é das pessoas que enquadram toda a gente no seu sítio, incluindo os médicos, onde não lhe faltam amigos. E não passa cheques em branco, isto é; não é por um tipo ser médico que lhe dedica mais ou menos atenção. Não os tem por deuses terrenos e só pretende reduzi-los à sua dimensão real, mas isso nem é ódio nem é injustiça: é normal!
    O tempo de os médicos querem secar tudo o que lhes faça frente e crie problemas já está a passar à história.
    Venha sempre amigo herminio e ponha o capacete com que anda na bicicleta, porque aumenta a resistência da caixa craniana e reduz o efeito da pancada.
    O Azevedo não está só; nunca esteve. O seu conjunto adora estes desabafos de sindicalistas frustrados e vencidos da vida.
    O hermínio, para médico e ser tão pessimistico, algo não anda bem com a sua vesícula e corre o risco de o seu avó Hipócrates lhe atribuir a classificação de temperamento bilioso.
    Vá ao médico, mas do que sabem medicina e não se preocupe com o Azevedo que optou, como é sabido, pela morte natural.
    Quanto a essa do ódio, beba um copo de vinho tratado contra a gripe que isso imuniza-o e não tenha a veleidade que Azevedo vai gastar munições com caça doente.
    Vale!

    ResponderEliminar
  3. O Enfermeiro Azevedo é um Santo e eu sou o Pai Natal.
    A coisa doeu?
    É a vida!

    ResponderEliminar
  4. Sempre pensei que , independentemente dos grupos profissionais, existisse uma certa solidariedade entre sindicalistas mesmo que, de todo, não concordassem uns com os outros.Enganei-me.

    Na realidade ninguém é obrigado a pensar pela cabeça de um e a unicidade foi chão que não deu uvas.
    Admiro-me com o ataque a um sindicalista que o era ainda o autor deste blog seria um menino.
    Mas explique-me porque eu não entendo:
    Como é possível pagar a médicos no Hospital de Famalicão EPE , 500 euros para marcarem o ponto?!
    Como é possível noutro hospital EPE - ULSAM , os médicos terem abdicado do CTFP por tempo indeterminado e assinado CIT's cuja a remuneração passou a ser de 10000 Euros. Os hospitais EPE's não são financiados pelo erário público?
    Explique-me também como é que a OM decide se um médico está apto a gerir seja o que for? Se o reconhecimento de competências for na área própria da OM , nem me pronuncio, mas na área da Gestão ? putz....
    Explique-me por que é que os médicos ainda não se libertaram dos preconceitos (estão cada vez pior) e pretendem mais uma vez mandar na Enfermagem Portuguesa ?
    Explique-me porque é que vejo muitos médicos a preencherem os livrinhos para os laboratórios, comprovando a prescrição de determinado fármaco , mesmo que não esteja muito indicado para determinada patologia ou utente ?
    A classe médica não estará cada vez mais corrupta , fruto de ministros(as) pamonhas que fecham os olhos às diabrites maléficas dos médicos? Será que o caro sindicalista acredita mesmo que o actual modelo do SNS , (em cada vez mais utentes estão sem médico de família, não terão grande utilidade..)é bom só porque tem meia dúzia de generalistas ditos médicos de família ? Acredita mesmo que médico é bom gestor?
    Leonor Beleza tentou moralizar os desmandos médicos mas não conseguiu porque os mânfios do grupo MD lhe prepararam a porta de saída; outra coisa não seria de esperar..não é ? Afinal apanhar o Prof. Doutor Espregueira Mendes a proceder a uma intervenção cirúrgica a um jogado do FCP , quando deveria estar de serviço no hospital ... não deve ter sido difícil...gabou-se na TV do feito ... quando deveria estar a trabalhar no Hospital. Mas não foi , não é nem será o último a driblar a regras do respeito institucional. Pelo facto de Leonor Beleza ter acabado com as comparticipações para os congressos , pagos pelos laboratórios, pelo facto de Leonor Beleza ter refeito a lei da gestão hospitalar, pelo facto de Leonor Beleza ter lutado contra a corrupção médica é que os médicos procuraram pô-la de lado. Conseguiram.
    Agora temos cada vez mais corrupção na classe médica, há cada vez mais directores de serviço que não sabem nada de gestão ; há gestores hospitalares médicos que não pescam nada do assunto e por isso os hospitais EPE's e os CSP's têm dívidas monumentais;O caro Sindicalista sabe disso muito bem e de outras coisas que o público não domina mas que no seio do sector da saúde se conhece. Por isso desengane-se , ninguém tem esse ódio aos médicos, eles é que desenvolveram a capacidade de fomentar a hipocrisia e a falsidade.

    ResponderEliminar
  5. Está enganado: doer, não doeu...
    Custa é ler tanta ignorância e burrice junta. Dói nas vistas, sabe...

    ResponderEliminar
  6. Hum...cheira-me, pela verborreia e peçonha, que o Azevedo das Picas é um dos anteriores anónimos...oh homenzinho, remodele lá a cassete!
    E quanto ao anónimo que fala na corrupção de médicos, seria bom que denunciasse à IGAS e à PGR os casos que diz conhecer. Há que separar o trigo do joio!

    ResponderEliminar
  7. Os desabafos (ou desabufos como disse o anónimo) de um sindicalista servem para transmitir uma imagem negativa dos que lutam pelos reais interesses dos colegas e não têm a água (e não só) a correr a seu favor.
    É bom para a enfermagem que o dr.herminio se preocupe em neutralizar os que em várias frentes defendem os enfermeiros e até os que defendem médicos.
    É bom virarem-se contra os enfermeiros para estes acordarem e saberem com quem andam a fazer parcerias.
    É verdade que migalhas também são pão; só que não matam a fome.

    ResponderEliminar
  8. Onde é que eu já vi isto?

    ResponderEliminar
  9. E AGORA QUEM PAGA O ERRO?
    Sou funcionário público do ministério de saúde, estive em mobilidade especial involuntariamente, durante 23 meses, a secretaria-geral nunca me pagou nada, dizendo que o meu processo se encontrava em analise, a lei a que estava afecto (53/2006)não me permitia trabalhar para empresas privadas. Puseram – me na miséria total,vendi tudo para sobreviver e estou endividado,perdi a minha casa, pedi comida a porta do GAF, no meio de toxicodependentes e alcoólicos para marcar a vez de chegada, debaixo de chuva e frio, tinha que fazer 3 km por dia a pé para alimentar a minha família, no fim a secretaria-geral do ministério de saúde ( Dra. Sandra Cavaca) decretou nulidade, remetendo-me para a unidade local de saúde do alto Minho (hospital de Viana do Castelo) onde eu era auxiliar de apoio e vigilância, e todas os direitos de indemnização teriam que ser feitos ao hospital, que cometeu o erro de me enviar em publicação para o diário da republica a minha colocação em sme, por sua vez o presidente da ULSAM Dr. Martins Alves, não assume o erro descartando-se de que o erro é cometido por a administração central do serviço de saúde (ACSS), ando em tribunal administrativo de Braga e nada se resolve, esta ajendada nova audiencia para dia 16 Novembro de 2010, que tenho que provar que passei fome, que vendi tudo para sobreviver e que estou cheio de dividas de prestaçoes que não pude cumprir e estou com medo que ainda vou perder o processo com o estado,em suma passei de funcionário publico a miserável. Fui admitido de urgência novamente no hospital e ao fim de 16 anos de quadro da função pública ganho 485 euro e ainda estou no 1º nível e estou com o ordenado penhorado em 320 euro mês, tudo por um engano que não foi meu, eu só queria regressar ao trabalho, tenho vergonha do meu país.
    Bem haja
    Atenciosamente
    Salomão Mário d'Almeida Santos e Vasconcelos Mendes
    tlm 916346420
    B.I. ......
    Português
    Publicada por FORCE
    Etiquetas: AGUARDO PARA VER O RESULTADO
    REPORTAGEM FEITA POR JORNAL DA TARDE PARA A RTP

    Em 02-03-2009



    http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Funcionario-publico-em-mobilidade-e-sem-ordenado.rtp
    ----------------------------------------
    http://salomaomariomendes.blogspot.com/

    VEJAM O NOSSO PAÍS PORTUGUÊS,QUE SE DIZ UM ESTADO DE DIREITO O QUE ME FEZ

    ResponderEliminar